Tratamento da água na produção animal
Quando se fala em vida e saúde, o principal alimento é a água, tendo como a principal função orgânica, evitar os efeitos nocivos do estresse térmico nos animais.
O estresse térmico acarreta queda na produtividade e no consumo de ração, caindo drasticamente o peso dos animais. Se essa água de bebida for imprópria para consumo o animal irá rejeitar até o momento que beberá forçadamente para não morrer desnutrido, e com isso ocorrerá o aparecimento de inúmeras doenças parasitária, bacteriana, viral ou fúngica além de intoxicações. Consequentemente aumentará o número de mortalidade na granja.
Para evitar os problemas citados, entre outros, é importante manter a água pura e pronta para consumo dos animais, sendo os dosadores e filtros os equipamentos certos para auxiliar no processo de tratamento e filtragem da água.
Os dosadores (eletrônicos ou volumétricos) possuem capacidade de dosar os mais diversos químicos voltados a cuidar da qualidade da água, como dióxido de cloro, cloro, entre outros. Enquanto os filtros possuem capacidade de reter objetos sólidos como folhas, areia, sujeiras em geral.
É importante fazer análises constantes da fonte de água (rios, lagos, poços, etc) para identificar os níveis de minerais e ph da água e determinar qual tipo de tratamento utilizar para que a água esteja em níveis aceitáveis para consumo.