Unidade Multitratamento de Leitões

A Unidade Multitratamento é uma estação de trabalho que reúne diversos equipamentos em um único local, com o objetivo de otimizar e facilitar o tratamento de leitões. Trata-se de um equipamento modular onde as ferramentas de trabalho podem ser encaixadas e montadas conforme a necessidade de cada granja. A utilização da Unidade Multitratamento como um todo faz parte do conceito de redução no uso de antibióticos e otimização do manejo dentro das granjas. Ao realizar todos os procedimentos veterinários de forma automatizada e agrupada, as taxas de infecção cruzada são reduzidas drasticamente. Além disso, a manipulação e estresse dos animais são muito menores, e há uma grande otimização da mão de obra e dos materiais gastos. Utilizar essa estratégia como um todo permite que o potencial genético dos animais seja devidamente aproveitado, convertendo-se em melhores resultados e ganhos!

BENEFÍCIOS E RESULTADOS
O principais resultados trazidos pelo uso da Unidade Multitratamento de Leitões são:

1- Redução de perdas na maternidade
(pela redução da contaminação cruzada e da incidência de artrites, abscessos e diarréias)

2- Maior uniformidade dos lotes
(pela aplicação consistente de suplementos e medicamentos em todos os leitões de forma igual, do início ao fim)

3– Redução dos custos com mão de obra e materiais
(por agilizar o manejo, reduzindo drasticamente os materiais e o tempo necessário para o tratamento dos leitões).

Injeção sem agulha

Os sistemas de injeção sem agulha fazem a dosagem e aplicação de medicamentos através de pressão (ar comprimido), reduzindo as taxas de contaminação cruzada decorrente do uso compartilhado de agulhas e seringas.

Método tradicional com agulha: altos índices de infecção cruzada; ocorrência de artrites e abscessos; diarréias frequentes na maternidade; redução no desempenho dos animais; maior risco de contaminação e transferência de patógenos; alto gasto com agulhas, seringas, e pistolas; e alto descarte de materiais.
Método sem agulha: maior precisão na dose aplicada e maior eficácia vacinal (injeção precisa de 0,5 a 2,5 cc de profundidade); menor incidência de abscessos, artrites e diarréias; menor dor e estresse para os animais; otimização dos gastos com mão de obra e materiais; facilidade na aplicação e maior segurança para o aplicador.

Desgastador de dentes

Este módulo faz o desgaste rápido e indolor de dentes em leitões recém-nascidos. O seu uso é essencial para prevenir a ocorrência de lesões nos tetos das porcas durante a amamentação. Isso permite que a matriz descanse enquanto amamenta, resultando em menos mortes de leitões recém-nascidos.

Aplicadores orais automáticos (de anticoccidiano ou de pastas)

Estes módulos fazem a administração de fluidos por via oral de forma higiênica, fácil, e rápida; além de permitirem que o aplicador mantenha as duas mãos livres para segurar o leitão. Os sistemas funcionam por pressão de ar, e se reabastecem automaticamente após cada administração.

Cauterizador de caudas

O cauterizador fixo é um aparelho robusto que corta e cauteriza a cauda dos leitões de forma simultânea e eficaz. Este equipamento mantém a temperatura da lâmina mais alta e constante, reduzindo drasticamente a ocorrência de infecções.

Aplicador de brincos

Este equipamento funciona como um grampeador automático. Os brincos enrolados em carretel são puxados automaticamente e aplicados de forma rápida e higiênica. Com esse sistema a perda de brincos é mínima, e há uma grande economia de tempo para o aplicador.

Alguma dúvida?